quinta-feira, 24 de março de 2011

Miragem

Por: Ricardo Marques

Para o que ou quem você está olhando? Será que isso é algo verdadeiro ou apenas uma miragem?
Miragem é uma imagem falsa. É algo que não existe, mas parece estar ali. E esse fenômeno físico é uma ilustração do que acontece na vida de muitas pessoas, até já aconteceu na minha.
A gente fixa os olhos em coisas que aparentemente são boas, interessantes, vão nos dar prazer, porém não passam de uma ilusão, uma miragem.
Convoco você a olhar de novo para o que tem atraído sua atenção. Será que vamos encontrar um oásis ou vamos afundar numa areia movediça?

terça-feira, 15 de março de 2011

Valsinha




"Um dia, ele chegou tão diferente do seu jeito de sempre chegar
Olhou-a de um jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar
E não maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar
E nem deixou-a só num canto, pra seu grande espanto, convidou-a pra rodar
E então ela se fez bonita como há muito tempo não queria ousar
Com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar
Depois os dois deram-se os braços como há muito tempo não se usava dar
E cheios de ternura e graça, foram para a praça e começaram a se abraçar
E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou
E foi tanta felicidade que toda cidade se iluminou
E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como não se ouvia mais
Que o mundo compreendeu
E o dia amanheceu
Em paz"

Chico Buarque

segunda-feira, 14 de março de 2011

Para você...

"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas
e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si,
mas ser capaz de encontrar um oásis
no recôndito da sua alma.

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica,
mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa.

Inspirações das madrugadas sem Morpheu I

Documentando que alguém foi feliz...
Perto daqui, há tempos atrás...


Este conjunto de palavras, não é um artigo científico, não é um ponto de vista filosófico, não é um texto retirado de um livro e não são relatos de um indivíduo apaixonado, é apenas um conjunto de “Inspirações das madrugadas sem Morpheu”. Algo, em uma dessas noites, me inspirou a falar sobre o romantismo e o ser romantico. Deveras. Se você acredita na possível existência de um ser tão completo, embora tão distante, deleite-se. Se não acredita, sonhe com ele ou desista desse bolo de idéias que se segue. Tenho dito.


O romantismo, é algo leve, doce, que merece cuidado. É timido, conquista e transmite, com todo o respeito, o desejo. Que implora por olhares, que abraça o coração, que sente os beijos e aproxima-se da alma. Chega de forma delicada e sutil, sem querer tomar conta de um novo espaço, sem invadí-lo, sem cobrança e sem coação. Está sempre no seu momento, sentindo as vibrações do que é dito, fazendo com que cada palavra que está sendo pronunciada, seja correspondida instantaneamente, com um olhar atencioso e preciso. É algo que transmite à alma, pureza e bem-estar, é algo que passa por nossos sentidos de forma vagarosa, para que possa ser apreciada e manifestada, sem sustos e sem novidades. É algo que faz dos sentimentos, aprendizes e não escravos. Tão natural, tão costumeiro e ao mesmo tempo tão diferente e tão inovador. Capaz de uma evolução imensurável, sem ser ciência, sem ser verdade absoluta, sem ter conceito ou definição, algo que se desenvolve entre pares e mais ninguém. Particularidades reservadas e compartilhadas...como explicar? Não devo...

Quando digo 'eu te amo', estou me amando em você.” Clarice Lispector


O romantico não deve ser estudado, não deve ser pesquisado, não deve ser pensado, apenas compreendido. Compreensão extensa, mas ao mesmo tempo, simples e descontrolada. Não é pre-determinado, é algo que surgi de forma natural, sem planos, sem projetos, sem planilhas, sem controle. Uma surpresa, um mistério, uma forma positiva, melancólica, suave e que sempre chega aos seus ouvidos sussurando a felicidade. Não tem cor, não tem valor (material), não tem manual, não tem vícios, só necessidades, as quais sabemos alimentar, mesmo desconhecendo-as.


Vivo de um segredo que erradia em raios luminosos, que me ofuscariam se eu não os cobrisse com um manto de falsas certezas.” Clarice Lispector


Seus comportamentos são inesperados, mas não assustadores...Surpresas, coisas entrelinhas e entre amores. Os olhares profundos e demorados, demonstram a fortaleza existente entre dois seres. E é aí que percebemos que somos um material irrisório, no meio de uma força espiritual, que capacita os corações. Algo tão imenso, mas tão relativo, onde não é preciso delimitar territórios, não os tem. Não existe posse, não existe prioridade, deveras, nos sentimos empossados sem sermos. O protocolo é obvio, devemos sempre querer pouco, aos poucos. O coração não delimita capacidades e sim necessidades, no envolvimento não há exageros. É tão suficiente quanto o pensar e tão necessário quanto o ter, sem possuir. Não existe exigencias, nem preferencias, só amor. A sinceridade transmitida vai de tão simples a tão complexa, não existe explicação. Só o amor, cura o amor, e todo o universo, passa despercebido...

Direis agora, tresloucado amigo. O que conversas com elas, que sentido tem quando estão contigo, e eu vos direi: Amai para entende-las, pois só quem ama tem ouvidos capazes de ouvir e entender estrelas.” (adp.) Olavo Bilac.



Ser Feliz


Ser Feliz é agradecer a Deus pelo espetáculo da vida...
Ser Feliz é rir de suas próprias tolices.
Ser Feliz é extrair das pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo se não existirem grandes fatos.
Ser Feliz é agradecer muito, mesmo se as coisas derem errado. É transformar os erros em lições de vida.
Ser Feliz é ser sempre jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem. É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso. (...)
Ser Feliz é dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque. (...)
Ser Feliz é viver intensamente, mesmo no leito de um hospital. É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos. (...)
Ser Feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar. (...)


Augusto Cury (@frasesdecury)

@jessicasouzak